sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Geografia de verdade !!!

   Após a leitura do livro Espaço Geográfico Ensino e Representação de Rosângela D. de Almeida e Elza Y. Passini, podemos compreender melhor o uso e a forma de interpretar e assim entendermos melhor os mapas. As autoras se colocam de forma prática no processo de ensino- aprendizagem das crianças, no que diz respeito a noção do espaço e a localização geografica, seja da sala de aula, da escola, do bairro etc. De forma crescente o aprendizado sobre o espaço vai se desenvolvendo junto com a cognição dos educandos, citando inclusive Piaget como referência desse processo.
   " A exploração do espaço ocorre a partir do nascimento, através das experiências que a criança realiza em seu entorno. Ao ser tocada, acariciada, segurada no colo, ao sugar o seio para mamar, a criança inicia o processo de aprendizagem do espaço" (p.28)
  O espaço é essencial para o entendimento da geografia (sendo essa uma ciência que fala sobre os espaços e as modificações que nele são feitas, seja pelo homem ou pela natureza). As autoras deixam evidente a deficiência no trabalho com mapas que a abordagem tradicional proporciona para o aluno geralmente as atividades que são aplicadas norteam muito mais o tema de artes do que o tema em questão. A leitura de mapas deve ser tão importante no ensino quanto a alfabetização " O mapa é uma representação codificada de um determinado espaço real. Podemos até chama-ló de um modelo de comunicação ... A informação é trasmitida por meio de uma linguagem cartográfica que se utiliza de três elementos básicos: sistema de signos, redução e projeção" (p.15)
   A cartografia é a construção de mapas, construindo e criando simbolos e projeções fica muito mais facil de compreender essa comunicação. As atividades que o livro traz são baseadas nesse processo, tendo como objetivo a construção de mapas pelas crianças, seja da escola, da sala de aula, da casa e etc. Atividades essas interdisciplinares envolvendo matemática, língua portuguesa e Educação artística. Sendo desenvolvidas através de desenhos, maquetes, pinturas etc.


                                                                              voluntarios.institutocea.org.br
    Os livros didáticos nem sempre apresentam figuras, mapas e ilustrações sobre a cidade ou o bairro que os alunos estudam. Isso dificulta a compreensão do próprio espaço em que eles vivem, por que sempre se estuda outro lugar.
    A cartografia que vemos na imagem acima foi feita por uma criança da 5° série e provavelmente a professora levou os alunos para conhecer o bairro, visitar os comércios e empreendimentos que ali se encontram para depois confeccionar esse trabalho.
   Portanto, o livro citado pode e deve ser uma grande aliado para o ensino de geografia no que se refere a leitura de mapas e cartografia. Assim aprender a ler o mapa de diferentes formas e não decorar formar ou localização como estamos acostumados. Conseguindo enxergaro mesmo contéudo de várias formas como mostra o exemplo abaixo:


            

   O mapa- múndi que vemos acima é o mesmo, porém com outras projeções sem ser a clássica que conhecemos.

Por Helena Palácio

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