A educação não-formal é facilmente entendida como aquela que se aprende no dia-a-dia, no convívio social,nos locais de trabalhos, nas cidades, nas ONGs, dentre outros.
A educação não-formal é de fundamental importância na formação social de um indivíduo, tanto quanto a formal. Ela contribui para a interação entre o aprendizado adquirido na sociedade com o processo didático formalizado em salas de aula.
Traz ao cidadão a capacidade de utilizar recursos teóricos adquiridos em salas de aula, em conjunto com seus conhecimentos práticos na interpretação de questões políticas, de cidadania, direitos humanos, com maior qualidade e maturidade.
Os objetivos principais da educação não-formal são de: contribuir para a igualdade social, prover melhor qualidade de vida, tornar-se instrumento eficaz no processo de construção da democracia, da paz, e do desenvolvimento da justiça social, possibilita o respeito à igualdade e à diferença, fomentar valores éticos e cívicos, além de contribuir para o combate ao racismo e a discriminação.
Postada por Simone Kosar
Nenhum comentário:
Postar um comentário