Documentário:
“Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá”
Esse documentário nos leva a parar para refletir sobre muitas coisas, como globalização, democracia, mídia, poder e outros valores.
Milton Santos nos fala que existem três mundos: O primeiro, como nos fazem ver, a globalização como foco, o segundo, tal como ele é, a globalização como perversidade e o terceiro como ele pode ser, outra globalização.
O mundo em que vivemos está em nossas mãos e cabe a cada um de nós construirmos o “mundo da dignidade”, pois o homem deixou de ser o foco e a essência do mundo, o dinheiro, tornou-se mais valioso que o próprio ser humano, tudo se movimenta em torno dele.
A mídia tem o papel de intermediação ligada ao mundo materialista e capitalista, ela manipula grande massa no nosso planeta, o meio que seria de grande importância para trazer informação para a população, não possui muita serventia, pois a maioria dos meios de comunicação , são manejados pelos que detêm o poder econômico.
A fala de José Saramago me chamou-me a atenção, ele nos fala que “tudo se discute nesse mundo , menos a democracia, pois ela está ai como uma espécie de santa no altar ...”.Depois de ver esse vídeo pode perceber que realmente falamos tanto de democracia,mas muitas pessoas não sabe qual o conceito dessa palavra, quais são seus valores , não sabemos falar de democracia de forma a aplicá-la de fato, e com isso tornou-se um termo vazio ,no nosso mundo não existe “democracia”.
“Nunca ouve um mundo que espalhasse que a liberdade é a forma suprema de vida”, porque mesmo depois do final da ditadura , não temos plena liberdade de expressão , de fazer e falar o que bem entendermos , pois para os líderes governantes é mais fácil liderar um povo pacífico sem expressão.
Esse mundo que vivemos é um mundo de globalitarismo e não de globalização como deveria ser, assim como Milton Santos acreditava e tinha esperança ,também temos que acreditar que podemos chegar a um mundo como “ele de fato deve ser, a uma outra globalização”,uma globalização solidária.
Postado por Letícia de Fátima Nogueira Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário