Hino do MST
Vem teçamos a nossa liberdade
braços fortes que rasgam o chão
sob a sombra de nossa valentia
desfraldemos a nossa rebeldia
e plantemos nesta terra como irmãos!
Vem, lutemos punho erguido
Nossa Força nos leva a edificar
Nossa Pátria livre e forte
Construída pelo poder popular
Braços Erguidos ditemos nossa história
sufocando com força os opressores
hasteemos a bandeira colorida
despertemos esta pátria adormecida
o amanhã pertence a nós trabalhadores !
Vem, lutemos punho erguido
Nossa Força nos leva a edificar
Nossa Pátria livre e forte
Construída pelo poder popular
Nossa Força regatada pela chama
da esperança no triunfo que virá
forjaremos desta luta com certeza
pátria livre operária camponesa
nossa estrela enfim triunfará!
Vem, lutemos punho erguido
Nossa Força nos leva a edificar
Nossa Pátria livre e forte
Construída pelo poder popular
Após a leitura desse hino podemos entender um pouco mais a pretensão e objetivos do MST. Porque nenhum jornal ou revista (que não seja do próprio movimento) nunca publicou esse hino? Porque nunca é exposto os verdadeiros ideais desse grupo de camponeses e agricultores?
Os integrantes não são vagabundos, invasores e rebeldes. São trabalhadores rurais e camponeses que querem trabalhar, que querem terra para plantar. As terras invadidas estão muitas vezes ociosas e sem função alguma, eles se instalam e produzem. Colaboram com o desenvolvimento do nosso país de forma direta e significativa, inclusive produzindo alimentos sem agrotóxicos e com qualidade superior, buscam trabalho e uma sociedade melhor e mais justa para todos. Sabem dos seus direitos e deveres e só querem terras para plantar, a Reforma Agrária seria conveniente para o Brasil economicamente falando e esses trabalhores seriam finalmente ouvidos: ideais, objetivos, quem são e para que trabalham e protestam.
Os canais de televisão e outras mídias que são financiadas pelo capitlismo e pelos grandes latifundiários, não fazem questão alguma de esclarecer para o público e expor essas reais informações, o objetivo é transformar trabalhadores em assasssinos e ladrões, criar um estigma para que todos possam seguir e julgar, como acontece. Um exemplo mais nítido desse tipo de conflito são os câmelos do Brás que a pouco tempo manifestavam e lutavam pelo o direito ao trabalho, eles não estavam roubando nem matando ninguém, eles só querem trabalhar.
Então por gentileza, abra sua mente. Não se deixe enganar pelo casal perfeito do jornal das nove. Leia se informe, não seja egoísta. Pense no ser humano um pouco, esqueça o dinheiro, porque a sociedade é feita de pessoas e você é uma delas. Se você se considera ou se acha um trabalhador ou trabalhadora, mais ainda. O direito ao trabalho é o mínimo, já que educação e saúde de qualidade, que seriam fundamentais para nossas vidas nós não temos.
Fique a vontade para acessar: http://www.mst.org.br/ .O MST produz bem mais para o nosso país do que os políticos em Brasília.
Por Helena Palácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário